Foto: Gabriel Haesbaert (Diário/Arquivo)
Na busca do combate à poluição ambiental, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), por meio da Corregedoria Regional Eleitoral e da Assessoria de Comunicação Social, promove uma campanha publicitária institucional para orientar comitês, candidaturas e partidos políticos sobre a adoção de condutas sustentáveis no período eleitoral.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A iniciativa do Regional atende ao estabelecido em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que dispõe sobre a propaganda eleitoral (Resolução TSE nº 23.610, de 2019). A norma determina que “corregedorias regionais, sob a supervisão da Corregedoria-Geral Eleitoral, deverão desenvolver ações e programas direcionados a mitigar os efeitos da poluição ambiental, sob todas as suas formas, decorrentes do exercício da propaganda eleitoral” (artigo 125-A).
Entretanto, as ações e os programas propostos serão de caráter propositivo e não poderão restringir o pleno exercício da propaganda eleitoral por partidos, federações e candidatas e candidatos.
A proposta é que o material alcance também as zonas eleitorais, os veículos de mídia e os demais agentes de propaganda eleitoral. A divulgação dessas práticas deverá ser feita nas páginas do TRE gaúcho na internet, nas redes sociais e nos órgãos de imprensa.
Confira as orientações:
- Procure imprimir materiais de campanha utilizando materiais reciclados, recicláveis ou biodegradáveis
- Evite sujeira na porta dos seus comitês, deixe a calçada limpa e com fácil trânsito para pedestres
- Nos comitês e eventos de campanha, substitua copos plásticos ou materiais descartáveis por recipientes reutilizáveis
- Use o bom senso ao utilizar carro de som: som alto também é poluição.
- Instrua sua equipe a não fixar materiais de propaganda em postes de iluminação pública, placas de trânsito, muros, monumentos, árvores ou qualquer outro bem público
- Após a utilização do espaço público para divulgação e eventos, retire suas propagandas e deixe os locais do jeito que você os encontrou
- Encaminhe as sobras do material de campanha para reciclagem
- Ao imprimir santinhos e/ou materiais gráficos, inclua as mensagens “Não jogue este folheto em vias públicas” e “Após a utilização, encaminhe para recicladores na sua cidade”.
*Com informações do TRE-RS
Leia mais
Eleições 2024: Brasil tem quase 156 milhões de eleitores aptos
Curiosidades das urnas: quais auditorias são feitas